MENU

11/01/2020 às 01h40min - Atualizada em 11/01/2020 às 01h40min

5 Benefícios da azeitona para o organismo

AESCARE


A azeitona é um alimento muito utilizado em meio a receitas e até incentivado em algumas dietas.

Pensando nisso, chegou a hora de conhecer os benefícios da azeitona para o organismo e entender porque você deveria consumir mais porções na semana.

Então, vem comigo e descubra o que já por trás desse alimento pequeno, mas poderoso.

Preparado?
 

- Melhora a sua energia diária:

Para começar essa lista de benefícios, nada melhor que dizer que a azeitona é capaz de lhe fornecer mais energia.

Em suma, a azeitona é rica em ferro, que é um nutriente essencial para a oxigenação das células.

Como resultado, o ferro facilita o transporte de proteínas para o organismo.

Ao mesmo tempo, isso faz com que o nutriente acelere o processo metabólico, o que significa converter mais gorduras em energia.

Justamente por isso, você nota a melhora na respiração e na contração e relaxamento muscular, enquanto se sente mais energético.

A azeitona é ideal para consumir antes dos treinos, melhorando o seu desempenho e evitando o cansaço físico.

- Tem ação anti-inflamatória:

Outro destaque no consumo da azeitona está nas propriedades anti-inflamatórias do alimento.

Em síntese, a azeitona é rica em fenólicos, responsáveis por dar o sabor característico.

Do mesmo modo, esses fenólicos têm concentrações de oleocanthal e e oleuropeína, que são anti-inflamatórios naturais, funcionando como um remédio medicinal.

Dessa maneira, a azeitona é capaz de melhorar as defesas do corpo contra agentes nocivos, melhorando a sua saúde.

Mais importante que isso, o nutriente também bloqueia os receptores da chamada histamina tipo H1, capaz de evitar e reduzir quadros de alergia.

- Melhora a saúde cardíaca:

A saúde do coração é um dos pontos alto dos benefícios da azeitona que você precisa conhecer.

De forma geral, o alimento evita e reduz as chances de infartos enquanto melhora as condições corporais, evitando o impacto dos fatores de risco.

E porque isso acontece?

A azeitona é rica em bom colesterol, o chamado HDL, aumentando os níveis e reduzindo o colesterol ruim, o LDL.

Devido a melhora no equilíbrio do colesterol bem como na pressão arterial, simultaneamente, a azeitona melhora o fluxo sanguíneo e impede a obstrução de veias e artérias.

Seguindo essa linha, é importante ressaltar que devido a ação anti-inflamatória, a azeitona também protege o sistema cardíaco, já que reduz a proteína C reativa, comum em pacientes com doenças o coração.

- Evita o câncer de mama:

Diversos estudos apontam que o consumo regular de azeitona e óleos feitos a partir desse alimento, como azeite, teriam ação anticâncer.

Esse benefício é resultado de uma combinação de fatores, com destaque para a ação anti-inflamatória, que reduz as chances de formação de tumores.

Porém, a azeitona também é rica em antioxidantes naturais, que evitam o envelhecimento celular, estresse oxidativo, excesso de radicais livres e outros problemas.Devido a isso, as chances de surgimento de tumores são reduzidas, já que as chances de as células sofrerem mutações são menores.

De acordo com uma pesquisa realizada na Saud University King, o nutriente e outros compostos da azeitona poderia auxiliar no tratamento e prevenção do câncer de mama.

Isso aconteceria porque o alimento garantiria ordem genética as células ao mesmo tempo que suprimi enzimas responsáveis pela metástase.

Outro estudo sobre o câncer de mama e sua relação com o consumo de azeite foi publicado na revista Veja, citando a JAMA Internal Medicine. https://veja.abril.com.br/saude/consumo-de-azeite-extra-virgem-reduz-risco-de-cancer-de-mama/

Importante: um estudo desenvolvido pela Greece’s Nacional Center for Scientific Research concluiu amostrar de que a azeitona seria capaz de combater o Alzheimer. (https://www.mundoboaforma.com.br/9-beneficios-da-azeitona-para-que-serve-e-propriedades/_)

- Melhora a saúde dos tecidos:

Para finalizar, um dos benefícios da azeitona é sua ação nos tecidos do corpo.

Afinal, o alimento é rico em nutriente hidratante, vitaminas e antioxidantes.

Devido a isso, a azeitona protege a pele contra danos, como a ação do sol, evita o envelhecimento precoce, câncer de pele e ainda a mantém mais hidratada.

Sendo assim, o consumo regular da azeitona e do azeite pode garantir uma redução e combate a rugas e linhas de expressão ao mesmo tempo que deixa a pele mais bonita, saudável e macia.

Azeitona e perda de peso – Descubra a relação agora

A azeitona é um alimento comum na dieta mediterrânea e muitos outros planos saudáveis e que visam o emagrecimento e controle de peso.

Ao contrário do que você pode imaginar, isso acontece devido à combinação de todos os fatores citados acima, mas também pela presença das fibras, que melhoram o funcionamento digestivo.

Para ficar fácil de entender pense que o consumo da azeitona bem como do azeite significa:

· Melhora na flora intestinal e absorção de nutrientes;

· Redução na prisão de ventre;

· Equilíbrio no colesterol;

· Redução no consumo de gorduras, como óleo de cozinha;

· Melhora a energia para fazer atividades físicas;

· Reduz o cansaço e sonolência;

· Aumenta a sensação de saciedade;

· Reduz os picos de glicose no sangue;

· Aumenta a queima de gordura.

Na prática, isso significa queimar mais calorias em menos tempo, ter mais “vontade” para fazer atividades, melhora a produtividade e mantém você em equilíbrio.

Juntamente com a redução no consumo de outros óleos, prejudiciais à saúde, a azeitona pode ser uma grande aliada para a perda de peso.

Uma dica é comer uma pequena porção, em torno de 10 azeitonas, antes das principais refeições do dia, preparar carnes e saladas com azeite ou adicionar o alimento em outras receitas.

Somado a isso, a melhora no fluxo intestinal reduz e combate a prisão de ventre, inchaço abdominal e desconforto.

Isso facilita a sensação de bem-estar e reduz o inchaço da barriga, melhorando inclusive a eliminação de gases.

Conclusão

A azeitona tem diversos benefícios que incluem o equilíbrio no colesterol, combate ao câncer de mama e outros tumores, perda de peso, funcionamento intestinal e outros.

Por isso, o nutriente do alimento é essencial e deve começar a fazer parte da sua rotina a partir de agora.

Então, você gosta e consome a azeitona e azeite ou apenas agora se sentiu motivado? Comenta aqui embaixo, vou adorar saber mais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco
FALE COM A EQUIPE NAVIRAÍ NA NET
Envie sua sugestão, reclamação e denúncia.