25/07/2017 às 21h41min - Atualizada em 30/07/2017 às 13h36min

Confira dicas de estudo e de como arrasar na Redação para o ENEM!

As inscrições para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano acabaram no dia 19 de maio com 6,1 milhões de cadastrados. Mesmo com uma taxa menor do que a esperada, ainda assim a prova é primordial para quem deseja entrar na universidade dos sonhos.

E, mais uma vez, a Redação é a disciplina que vem como um diferencial para quem deseja uma boa classificação. Em 2016 o tema foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” e somente 77 alunos tiveram a nota máxima, ou seja, 1.000 pontos. Quase 292 mil redações foram anuladas ou zeradas por fuga ao tema, cópia do texto motivador, insuficiência, não conter o tipo textual proposto, desconexões e ferir os Direitos Humanos.

Os alunos estão há menos de quatro meses da primeira prova, que acontecerá dia 5 de novembro. Portanto, veja algumas dicas para se dar bem no teste!


Como fazer uma boa redação?


O professor Alex Nascimento dá dicas de RedaçãoO jornalista Alex Nascimento, professor de Redação do Canal do Enem, destaca que na hora de estudar o aluno deve estabelecer uma meta, conhecer as competências que são cobradas e entender como a prova funciona. “Primeiro, o estudante precisa perder o medo da Redação. Já acabou a época do aluno encará-la como um bicho-papão que se esconde no quarto, nos estojos, mochilas e mentes dos alunos. Chega dessa história! Feito isso, o aluno deve buscar conhecer as técnicas de produção, ter acompanhamento de um bom professor, seja presencial ou on-line, produzir em média uma redação por semana e se manter bem informado”, sugere. 


Planejamento é essencial para todas as disciplinas

 
Os educadores são unânimes ao indicarem que os alunos façam uma rotina de estudos programada semanalmente, organizando uma planilha de horários, disciplinas e sempre enfatizando as que tem mais dificuldades. Isto porque estas matérias, consideradas “as piores”, devem ser estudadas diariamente, tanto para que o aluno consiga minimizar suas dúvidas, quanto para perder o medo das questões dessas matérias no dia da prova.
 
O professor Samuel Matos dá dicas de GeografiaUma delas é a Matemática, que é a única disciplina “isolada” do exame. Dentre os assuntos que merecem atenção especial estão Razão e Proporção, Geometria Plana e Espacial, Função (1º e 2º Grau), Interpretação de Gráficos, Análise Combinatória, Probabilidade e Estatística.  
 
O professor Samuel Matos, que leciona Geografia no Instituto Educar, esclarece que se disciplinar em alguns hábitos é essencial para que o estudo tenha sucesso. “Leitura, resoluções de questões de provas anteriores e, principalmente, conseguir perceber através de possíveis erros nas questões o motivo de não ter acertado são algumas das dicas para quem procura uma maneira certeira de estudo. E isso pode ser mensurado através de simulados on-line, por exemplo”.

 
Dicas de quem chegou lá!

O estudante João Vitor fala sobre seu desempenho na RedaçãoJoão Victor, que garantiu a sua entrada no curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) com 980 pontos na Redação em 2016, conta como assegurou essa nota e dá dicas para quem irá fazer o ENEM neste ano. “Determinação e vigor são primordiais. O aluno deve produzir pelo menos duas redações por semana, fazer um mapa mental dos temas e rascunhos bem feitos, para depois olhar, avaliar e saber onde pode incrementar ainda mais sobre aquilo que escreveu. E, claro, se manter sempre por dentro de tudo o que acontece”.

Quando questionando sobre o tempo, ele discorda de que a Redação não possa ser produzida no período estipulado. “Ela é um grande desafio, mas não é impossível. Eu chegava a demorar 3 horas para produzir um texto no início do ano, mas com a prática, realização de um curso específico e consciência a gente consegue fazer uma boa Redação nos 45 minutos. O importante é ter foco!”.
Portanto, comece a se preparar agora para o ENEM. Lapide a cada dia os seus conhecimentos, sua forma de escrever e tenha a certeza de que a sua colocação será a melhor possível!

Serviço:
Canal do Enem – www.canaldoenem.com.br
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
anigif2d75e2.gif anigif.gifgif.gifanunciearroba.gif